10 técnicas para melhorar sua interpretação de texto

A leitura é uma forma de conhecermos sobre diversos assuntos, mas nem sempre o que lemos conseguimos entender, pois as vezes falta um pouco de aprendizado com relação a interpretação de texto. A interpretação de texto conta muito em relação a concursos públicos, pois muitas vezes para entender o que está sendo solicitado em cada questão, é preciso saber ler e interpretar corretamente cada palavra. Por isso trouxemos 10 técnicas para melhorar sua interpretação de texto.

10 técnicas para melhorar sua interpretação de texto 2

Técnicas para melhorar sua interpretação de texto

Para conseguir ler de forma correta e se apropriar da leitura, é preciso exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras. Algumas pessoas tem facilidade em ler e interpretar de forma correta o que está sendo solicitado, já outras tem um pouco mais de dificuldade com relação ao que está sendo dito por meio das palavras de um texto. Por isso, para essas pessoas, trouxemos algumas dicas interessantes e importantes para quem deseja saber mais a respeito da técnica de interpretação de texto.

Dica 1: Não se assuste com o tamanho do texto e antes de tudo, leia o texto todo e procure ter uma visão geral sobre o assunto abordado. Esse é o ponto principal e ler de uma forma geral, faz com que você se familiarize com as palavras e a interpretação se torne um pouco mais fácil.

Dica 2: Leia o texto mais de uma vez. Divida a sua leitura em duas partes, ou seja, a primeira leitura será do tipo informativa, onde você irá se familiarizar com o texto que está sendo trazido e a segunda leitura será do tipo interpretativa, ou seja, você terá uma nova visão sobre o assunto e passará a compreender melhor o que está sendo falado.

10 técnicas para melhorar sua interpretação de texto

Dica 3: Realize uma nova leitura, desta vez sublinhando as palavras desconhecidas do texto. Utilize um dicionário e encontre o significado das palavras que você sublinhou no texto.

Dica 4: Volte a leitura do texto quantas vezes precisa para entender a ideia central do mesmo.

Dica 5: Divida o texto em pedaços (parágrafos ou partes) para melhor compreensão.

Dica 6: Centralizar cada questão ao parágrafo ou parte do texto correspondente para compreender melhor o que se está querendo dizer em cada uma das partes.

Dica 7: Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem.

10 técnicas para melhorar sua interpretação de texto 3

Dica 8: Cuidado com a interpretação de forma errada. Procure ao máximo deixar as ideias do autor se sobressairem as suas.

Dica 9: Aumente o seu conhecimento lendo e se apropriando de novas palavras. Esse é um excelente exercício para quem deseja aprender a interpretar textos de forma correta.

Dica 10: Ao interpretar um texto não tenha pressa. Leia, releia, leia de novo até conseguir entender a mensagem do mesmo.