Conclusão de Trabalho – 10 Dicas de como fazer a melhor

Estudar e se formar é um grande privilégio que poucas pessoas tem e é através dos estudos que podemos crescer profissionalmente e mudar o rumo de nossas vidas. Mas todo mundo sabe que para se formar é preciso entregar um trabalho conhecido como Trabalho de Conclusão de Curso, ou seja, o TCC e nesse trabalho é preciso conter algumas informações sobre o assunto e ao final do mesmo, uma conclusão de trabalho. Por isso trouxemos este post para mostrar como fazer essa conclusão de forma que ela se torne mais fácil e seja feita de forma correta. Confira as dicas!

Conclusão de Trabalho 2

Como fazer uma conclusão de Trabalho

Dica 1: Primeiramente, é preciso que você conheça muito bem o trabalho que está fazendo, entender tudo sobre ele e consultar o professor responsável pelo trabalho sempre que tiver dúvidas. O entendimento sobre o trabalho facilita na sua realização e finalização.

Dica 2: A conclusão irá depender do tipo de trabalho e se o objetivo do trabalho foi atingido ou não. Todo trabalho tem um objetivo a ser cumprido, a ser descoberto e a conclusão irá se basear nesse objetivo.

Dica 3: A conclusão não precisa ser extensa, basta que responda todas as questões expostas no objetivo.

Conclusão de Trabalho 3

Dica 4: Ela pode ser feita em texto corrido ou através de tópicos. Mas tome cuidado com o texto que irá discorrer na conclusão de trabalho, pois muitas pessoas acabam errando e colocando informações a mais que levam a conclusão a se tornar uma introdução ou um capitulo e não é isso que queremos. Lembre-se que tudo que precisava saber já está no restante do trabalho, não precisa ter as informações repetidas na conclusão.

Dica 5: A conclusão trata-se de um breve resumo do trabalho todo com os pontos de vista pessoais, levando em consideração a análise de dados e os resultados obtidos.

Dica 6: É necessário falar sobre a importância desse trabalho para você e a importância deste para o público que está sendo abordado.

Dica 7: Vale lembrar que conclusão não é lugar para novos argumentos. Muito cuidado com isso! Os argumentos devem estar no desenvolvimento.

Conclusão de Trabalho

Dica 8: Cuidado com as ressalvas, pois um ressalva que não foi abordada durante o texto não pode aparecer na conclusão, isso se tornaria um novo argumento que não é aceito em uma conclusão.

Dica 9: A conclusão também não pode trazer surpresas para o leitor e sim dar um fechamento de todo o assunto abordado durante todo o trabalho.

Dica 10: Ao fazer sua conclusão de trabalho, leve em consideração as seguintes perguntas: Que lição pode ser tirada disso? Como resumir a solução para esse problema? O que merece ser destacado nesse raciocínio? Ao responder essas questões, terá sua conclusão elaborada com sucesso.