Cursos Técnicos Gratuitos IFCE: Como se inscrever

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu processo seletivo para cursos técnicos gratuitos ministrados em várias cidades, com ótimas opções de qualificação para quem deseja conhecer uma nova profissão. Como garantir a sua vaga? Continue a leitura e descubra todas as informações!

Cursos Técnicos Gratuitos IFCE

Cursos Técnicos Gratuitos IFCE

Para essa oferta estão abertas 480 vagas, no total, de acordo com as informações do IFCE, distribuídas entre cursos técnicos concomitantes e subsequentes, cujas aulas terão início ainda nesse segundo semestre de 2017.

Há turmas nos períodos matutino (maior parte das aulas até as 12h), vespertino (aulas entre 12h e 18h) e noturno (aulas após as 18h), para as unidades da instituição instaladas nos municípios de Baturité, Crateús, Camocim, Maracanaú, Limoeiro do Norte, Tianguá e Ubajara.

Vagas abertas

Interessado em uma das vagas para cursos técnicos gratuitos IFCE? Para os cursos concomitantes, é preciso estar matriculado no ensino médio tradicional, em outra escola. As aulas no Instituto Federal ocorrerão em turno diferente ao que você faz o nível médio.

Nessa modalidade, há vagas para os seguintes cursos grátis Instituto Federal do Ceará:

  • Técnico em Panificação – Campus Limoeiro (noturno)
  • Técnico em Automação Industrial – Campus Maracanaú (vespertino)
  • Técnico em Informática – Campus Maracanaú (vespertino)
  • Técnico em Meio Ambiente – Campus Maracanaú (vespertino)
  • Técnico em Redes de Computadores – Campus Maracanaú (matutino)

Já os cursos técnicos subsequentes são destinados a todos os candidatos que já concluíram o ensino médio e estão em busca de qualificação para conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

As opções subsequentes são:

  • Técnico em Administração – Campus Baturité (noturno)
  • Técnico em Restaurante e Bar – Campus Camocim (noturno)
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Campus Camocim (noturno)
  • Técnico em Agropecuária – Campus Crateús (vespertino)
  • Técnico em Edificações – Campus Crateús (noturno)
  • Técnico em Agropecuária – Campus Limoeiro do Norte (vespertino)
  • Técnico em Agricultura – Campus Tianguá (vespertino)
  • Técnico em Informática – Campus Tianguá (vespertino)
  • Técnico em Alimentos – Campus Ubajara (matutino)

Inscrições

As inscrições para os cursos técnicos do Instituto Federal CE são recebidas apenas via internet, no site http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=4100. Fique atento ao prazo para se cadastrar, que termina no dia 8 de setembro.

Não há taxa para se inscrever, e durante o cadastro, o candidato deve optar se vai participar da seleção na ampla concorrência ou no sistema de cotas (há reserva de vagas para egressos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas e portadores de necessidades especiais, entre outros públicos).

Processo seletivo

O processo de seleção para os novos alunos consistirá na análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. Para tanto, os inscritos devem entregar, no campus escolhido, o histórico ou equivalente, até o dia 11 de setembro, juntamente com a certidão de nascimento e outros documentos.

O resultado preliminar está previsto para sair no dia 26 de setembro, e a lista definitiva com os aprovados na seleção deve ser divulgada no dia 2 de outubro, conforme o IFCE. Já a matrícula ocorrerá a partir do dia 3 de outubro (as datas variam de acordo com a unidade).

Maiores informações (número de vagas por curso, lista de documentos, critérios para análise de notas na seleção, orientações para matrícula, horários de atendimento, etc) podem ser consultadas no edital de abertura.