Plataforma Freire Capes: Inscrições 2017

A Plataforma Freire para quem não sabe é uma criação do Ministério da Educação é é uma porta de entrada para professores da educação pública. Ao mesmo tempo, essa plataforma coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O nome é uma homenagem ao educador brasileiro Paulo Freire. Para quem não sabe como funciona, vamos explicar sobre a Plataforma Freire Capes.

Plataforma Freire Capes 2017: Inscrição

Para o professor que deseja aproveitar todas as informações que estão disponíveis na Plataforma Freire 2017, primeiro é preciso realizar um cadastro. Para fazer esse cadastro é muito simples, basta acessar a plataforma cujo link é http://freire.capes.gov.br/ e clicar em primeiro acesso, preencher os dados solicitados e cadastrar uma senha, informe também o seu e-mail ou crie um no próprio site da plataforma se caso não tiver.

Depois de ter se cadastrado, retorne a página principal e clique em Já sou cadastrado, informe seu CPF e senha e clique em Autenticar. Aparecerá vários itens, porém o que nos interessa no momento é o cadastro do currículo do professor.

Para cadastrar é simples,  quando clicar em currículo do professor, vai aparecer o nome do docente, ou seja, o nome do professor que está cadastrando o currículo. Nesse mesmo espaço é possivel adicionar uma foto. No campo seguinte o professor irá escrever um resumo de seu currículo, ou seja, a formação e as experiências profissionais.

No próximo passo será informado a atuação profissional e depois os projetos desenvolvidos dentro das escolas em que se trabalhou. No próximo tópico o profissional irá informar sobre as produções de textos, publicações culturais ou técnicas, participação em congressos e seminários, prêmios e títulos, domínio de idiomas, participação em bancas examinadoras e de orientação.

Cursos para se inscrever

Depois de se cadastrar em todos os passos, o professor poderá consultar a previsão de oferta de cursos. Nesse tópico o professor irá encontrar algumas tabelas com a projeção dos cursos ofertados por estado e também o periodo em que esses cursos começam e terminam. Depois de escolher o curso que deseja, o profissional poderá fazer sua inscrição em um deles. Primeiro, seleciona o estado e a área do conhecimento. Feito isso, a plataforma informa a relação de cursos disponíveis (presenciais e a distância). Então, faz-se a pré-inscrição que pode ser feita para até três opções de cursos.

Depois a Plataforma envia os dados a secretaria estadual ou municipal de educação e a mesma irá validar uma das pré-inscrições. Feito isso, a secretaria autoriza a participação do professor e envia o nome dele para a universidade que ministrará o curso. O professor poderá acompanhar sua pré-inscrição com a sua senha e CPF diretamente na Plataforma Freire. Essa era a oportunidade que todos esperavam.