Secretaria Digital Escolar: Como acessar

Estuda nas escolas da rede pública de ensino do estado de São Paulo? Você pode acompanhar toda a sua vida acadêmica por meio do site Secretaria Digital Escolar, que reúne uma série de informações importantes. A seguir vamos mostrar como é possível utilizar essa interessante ferramenta!

Secretaria Digital Escolar: Como acessar

Secretaria Digital Escolar: Como acessar (Foto: Pixabay)

Lançada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Secretaria Digital Escolar é uma plataforma online criada para agilizar e facilitar todas as operações que envolvem a gestão da administração escolar.

Além dos alunos, a ferramenta também atende aos professores e aos pais de alunos, que podem acompanhar mais de perto toda a rotina escolar dos filhos, por meio da internet, de forma rápida e segura.

Serviços oferecidos

A lista de serviços online da Secretaria Digital Escolar é ampla e varia conforme o público atendido. No caso dos alunos, por exemplo, eles podem acessar o Boletim Online, com todas as notas e demais informações, além de acompanhar o calendário escolar, criar e-mail, visualizar o Caderno do Aluno e enviar foto para emissão da carteirinha escolar.

Já os pais ou responsáveis pelos alunos podem consultar o Caderno do Aluno, boletim escolar, relatório de frequência e ocorrências registradas na unidade escolar, além do calendário de eventos ao longo do ano letivo e as avaliações.

Secretaria Digital Escolar: Como acessar

Alunos, responsáveis e professores têm acesso liberado ao sistema (Foto: Reprodução Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

No caso dos professores, diretores e outros profissionais das escolas, a plataforma oferece a possibilidade de lançar notas, acompanhar a distribuição de aulas por unidade, emitir comunicados aos funcionários e enviar mensagens para os pais, via SMS, informando sobre a vida escolar dos alunos e comunicando a marcação de reuniões.

Há ainda outros serviços disponíveis na plataforma, como o acesso ao Office 365 para estudantes e professores da rede pública estadual, a criação de conta de e-mail gratuita e muito mais.

Como utilizar a Secretaria Digital Escolar

Como acessar a Secretaria Escolar Digital? Todos os serviços estão disponíveis no site https://sed.educacao.sp.gov.br/. Ao entrar na página, escolha o serviço desejado e clique nele.

Para acessar o boletim escolar online da rede pública estadual de São Paulo, por exemplo, clique em “Boletim Escolar”. Na sequência, será necessário informar o número do Registro do Aluno (RA) e a data de nascimento do estudante.

Com base nessas informações, o sistema irá disponibilizar escola e turma do aluno, e o usuário terá que digitar os caracteres especiais mostrados na página. Para finalizar, clique em “Pesquisar”. O boletim gerado poderá ser visualizado e exportado no formato PDF.

Os demais serviços exigem o uso de senha para ter o acesso liberado.

Secretaria Digital Escolar: Como acessar

Acessando a Secretaria Escolar Digital (Foto: Reprodução Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Acesso com senha Secretaria Digital Escolar

Quem ainda não é cadastro no sistema deve clicar em “Obtenha seu acesso”, na página inicial, e seguir as instruções para confirmar a criação da sua conta. Depois, basta fazer login.

Alunos:

  • Login: número do RA + dígito do RA + UF do RA
  • Senha: data de nascimento

Pais/responsáveis:

  • Login: nome e sobrenome
  • Senha: número do CPF

Os pais/responsáveis devem se cadastrar na secretaria escolar onde o aluno está matriculado, antes de acessar o sistema.

Professores e demais servidores da Secretaria de Educação:

  • Login: mesmo usuário cadastrado no portal GDAE
  • Senha: a mesma cadastrada na SED.

Em caso de dificuldades no acesso, ligue para o telefone 0800-77-00012 ou envie mensagem para o e-mail sed.suporte@educacao.sp.gov.br.